sexta-feira, 15 de outubro de 2010

É tão fácil; é só querer!

No orçamento desse ano (2010) foi destinado à Cultura $ 1.045.000,00.
E para 2011, $1.755.125,00.
Um aumento de 70%!
Pra q?
Alguém já viu a prestação de conta do gasto com a Cultura até agora?
Ñ se gastou 10% desse valor, efetivamente com Cultura.
Ñ existe nenhum projeto voltado à Cultura em nossa cidade.
Falo em projeto consistente, abrangente, q tenha uma sequencia.
Já vi muitos grupos de teatro ameaçarem e acabar, Assim como dança, coral, orquestra.
Começa, muda a administração, o Secretário, o gosto do Secretário; pronto!
Tudo volta à estaca zero!
Será q essa administração sabe o q é Cultura?
Será q o Secretário Landin sabe o q é Cultura?
E a Câmara Municipal? Tirando uns 2 ou 3 dali, o resto; deixa pra lá, vai!

Qdo eu defendo a criação de um Conselho Municipal PERMANENTE de Cultura é pra cuidar disso!
Eu disse PERMANENTE.
Esse Conselho tem q ser apartidário, formado por pessoas q, ñ só gosta; mas q AMA Ibitinga.
Q se preocupa com uma calçada, uma praça, a história da cidade, seus personagens, tudo! Fazer reuniões presenciais, simultaneamente em vídeos conferências p a participação dos q estão fora da cidade, manter um canal aberto constantemente com a população p ir recebendo ideias, informações, tudo q possa ajudar p num modelo ideal.

Temos em Ibitinga e fora daki, pessoas capacitadíssimas p compor esse Conselho; pessoas ligadas as artes plásticas, ao teatro, cinema, fotografia, patrimônio histórico, música, dança, enfim tdo tipo de manifestação cultural.
Daria p fazer trabalho nas vilas, nas igrejas, bairros rurais, integração com a APAE, Criarte e o q mais tem e q possa se unir num objetivo comum; Cultura!
Qdo se leva uma criança prum lugar desses, dificilmente ela vira um "bandido".

Revitalizar a antiga estação de trem, enqto ainda há tempo, e criar ali um centro cultural.
Nas férias um Festival de Inverno em Cambaratiba; músicas, orquestras, apresentação teatral, exposição de arte. Um um projeto, ñ de uma administração, mas de alguns anos, dá pra transformar Cambaratiba, com sua igreja, sua praça, o clima, mum polo cultural espetacular!
Um milhão, setecentos e cinquenta e cinco mil e cento e vinte e cinco reais é muito dinheiro!!!
Essa verba seria administrada pelo Conselho, fiscalizada pela Câmara, q teria o aval do Secretário da Cultura, mas o Conselho teria q ser ouvido e respeitado, Inclusive o nome do Secretário deveria ser aprovado por ele.
Bem gasto, dá pra fazer um monte coisas pela Cultura.
"Uns contraio si levanta, os favoravis fica como tá"
Read more: http://rooxblogger.blogspot.com/2011/05/como-colocar-o-botao-do-facebook-no.html#ixzz1uQSx5bxT

15 comentários:

Olga Klie Dupont disse...

oi, eu sou Olga Klie, professora de Idiomas, moro em Ibitinga há 10 anos e sendo eu uma pessoa que viajou por varios paises inclusive dentro do Brasil, até hoje não entendi como uma cidade que se diz Estancia Turistica a cultura seja NULA. Parabenizo ao senhor por este post.

Katharina Dupont disse...

Porque será que eu nao me surpreendo com essas coisas mais??

Se dá pra fazer açoes culturais com poucos recursos e muito retorno que dirá com uma verba dessa????

é triste , muito triste ver o que estao fazendo com esta cidade.. e eu fico mais triste ainda..

Jorge Cunha disse...

Esse dinheiro é só para constar, mas não existe. Só o da faculdade que o gordo ferrari gasta tudo.

Anônimo disse...

Cambaratiba, novo Campos do Jordão.
KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!

Alexandre Malhado disse...

Moro em Brasília, e pude acompanhar o projeto da lei "Ficha Limpa" desde que chegou aqui. Eu me surpreendi com o projeto ser aprovado, e nessa ocasião acompanhei e participei da forte movimentação que a população fez para que isso acontecesse.

Políticos só atuam conforme corram risco de perder votos ou possibilidade de ganhá-los, então meu conselho é ignorar solenemente o estado e juntar a população em torno dessa ideia,, pois então os políticos a abraçarão como abutres e sua cidade ganhará com isso.

Não é ideal, não é bonito, mas é assim que a política funciona. ó que nesse caso o político será usado por vocês, e não o contrário.

Anônimo disse...

Com todo esse dinheiro na cultura e ainda temos um Teatro inacabado, cheio de problemas para ser resolvido e ainda por cima com telhado de zinco... Imagina quanto vai ter que ser usado para o revestimento acústico para em um dia de chuva o barulho não ficar todo dentro sala de espetáculo...

Anônimo disse...

Pára, pára! Já escutaram o que rola na rádio ibitinga de curtura? não dá pra pensar que o povo vá se entusiasmar quando for se apresentar uma orquestra sinfônica (por exemplo) na cidade. Quando disserem que esse dinheiro possa ser usado para ações desse tipo, já tô até vendo os comentários...

Anônimo disse...

Anônimo aí de cima.

Você sabia que o tal teatro que vc falou já foi inalgurado???

Pois é amigo, o que tem hoje e do jeito que está, já foi inalgurado em 2008. Esse ano te lembra alguma coisa? Algum acontecimento que fizesse alguém inalgurar uma coisa inacabada??

Anônimo disse...

E ai prefeitura! E ai secretario da cultura! Ta na hora de prestar as contas ao povo...de exibir no mural pra onde foi esse dinheiro...mesmo q tenha sido usado pra custear alguma outra área da cidade...o povo tem DIREITO a saber... seja Serra ou seja Dilma ambos defenderam a democracia no debate de ontem na rede tv e ai? vão esperar o povo levar sua indignação ao Pânico? Ao jornal da band? Aos jornais da cidade? Daqui dois anos, são vcs precisando de voto... o mínimo q a cidade merece é uma resposta e um esclarecimento sobre a verba direcionada a cultura da cidade...pq se não for bem empregada, a cidade pode perder até o título de estância turistica....

Unknown disse...

O fato é que a política do pão e circo não se restringiu apenas ao Império Romano (aquela.., antiga “distração” dos romanos miseráveis, apesar de um povo morador de um império imenso e podre de rico). A educação e cultura não interessam aos políticos. Privar a população do conhecimento é a melhor forma de manter seus cargos, suas cabeças e, principalmente, o “pão de cada dia” (e não é pão francês não... é croissant).
Interessa a algum político ter um eleitor culto? Acho que nem preciso responder....

Ibitinga não precisa de uma sinfônica e, muito menos, espero assistir Fernanda Montenegro inaugurando o teatro da cidade (se bem que não custa nada, nada mesmo, sonhar com isso né?). Um conselho PERMANETE de Cultura.. SIM..Claro que sim..! Não precisamos “criar” cultura, precisamos “desenvolvê-la”. Usamos o que a cidade tem, com contribuição e participação da população: festivais de viola, sertanejo exposições com artesanato da cidade, campeonatos de piadas de pescador (sem a participação do Roque, por favor!). Por que não um festival com bandas entre as escolas da cidade? Música é cultura. Teatro, cinema, artesanato é cultura. Moda é cultura. Que tal uma competição anual com “amadores”, porém, amantes de moda. Usa o requisitado pavilhão de exposição e coloca lá: pintores da cidade! Exposição de Antiguidades, onde os moradores podem levar utensílios e peças antigas que tem em casa. Isso pode ser usado na aula de história para as escolas! Uma exposição de carroças e carros de boi, também é cultura! É difícil criar uma agenda cultural para a cidade? Bem.. se pensarmos que as fotos na “coluna social” da cidade dá mais “status” do que enviar uma poesia para o jornal.... fica fácil entender porque tudo está como está....

Anônimo disse...

vai ter muita art popular! "rebola, rebola a ..." deixa prá lá!

Doble Double disse...

Amigo, vc tem razão. Ibitinga está realmente necessitando de mais investimentos em cultura. Fica explícito ao ver os erros que vc comete ao escrever. Agravados por estar comentando... CULTURA !!!! Acho q os investimentos devem começar pela educação. E de primeiro grau. Fui......

Anônimo disse...

porra meu, tá esse merda de doble double di novo, querendo dar lição de como escrever nessa porra de blog ,vai se trata cara se deve ser otario pra cacete. aqui é pra escreve o que se penssa e não pra da aula de potugues, vai pro inferno cara ,ve se não entra mais neste blog pra quere da moral de portugues , cai na real e vai se fuuuddddd....

Anônimo disse...

Gostei muito do blog. E principalmente desse post. Acho realmente que po ser uma cidade considerada Estância Turística, Ibitinga deixa muito a desejar em cultura. Não fico muito por aqui, mas penso em voltar. Por isso também não vejo os projetos não realizados. Se voltar, desejo poder ajudar no insentivo a cultura, que deve começar desde cedo.

Unknown disse...

Landim Who? Cultura? para... o que temos visto aqui são poucas expressões de alguns sobreviventes da cultura, o dito cujo secretário tem pouquíssima informação do que anda rolando na esfera cultural, vim de uma cidade que respira cultura, em ribeirão preto sempre havia alguma coisa acontecendo... fiz uma proposta de trazer um grupo de repentistas que faz um trabalho bacana, envie a proposta, adivinha? fui ignorado... um milhão e ...nada mal para nossa cidade.